Desenvolvimento da semana
OUTLINE 11/09
Tema: RNA polimerase
- O que é -> definição
- estrutura (imagem)
- função - detalhamento
- importância/relevância
- tipos e subtipos
SENTENÇA TÓPICO 12/09
- Função RNA polimerase: O RNA-polimerase é a enzima que atua na transcrição do DNA em moléculas de RNA.
OUTLINE 12/09
-> Relevância do RNA polimerase para a expresão gênica
RNA molécula intermediária entre DNA - síntese de proteína
RNA mensageiro (codificador ?)
RNA não codificador
INSERÇÃO DE CONTEÚDO 13/09
-RNA polimerase atua em nucleotídeos, catalisando a ligação de phosphodiester, o que junta os nucleotídeos para formar uma cadeia linear. Para conseguir realizar sua função, ou seja, gerar uma fita simples complementar (transcrever o DNA, originando uma unidade de transcrição), o RNAp se move ao longo de uma das fitas do DNA e vai pareando as bases complementares. A cadeia linear de nucleotídeos vai se estendendo no sentido 5’-3’. A partir de um mesmo gene, diversas cópias de RNA podem ser feitas em um tempo relativamente curto. No caso do RNAp, 20 nucleotídeos podem ser “processados” por segundo (em eucariontes), ou seja, em uma hora, a partir de um único gene, milhares de transcrições podem ser realizadas. RNAp pode iniciar uma cadeia de RNA sem um primer, sendo sua taxa de erro 1 erro em cada 10(4) nucleotídeos copiados em RNA. Em eucariontes, cada unidade de transcrição tipicamente possui informações de apenas 1 gene e, consequentemente, codifica uma única molécula de RNA ou uma única proteína; em bactérias uma unidade de transcrição pode conter informações de diferentes genes, o que resulta em uma molécula de RNA que pode originar diversas proteínas.
-A maioria dos genes presentes no DNA especifica, determina a sequência de aminoácidos de uma proteína. Por sua vez, as moléculas de RNA copiadas desses genes (pelo RNAp) - que em última instância direciona a síntese de proteínas - são denominados RNA mensageiro.
-O início da transcrição é uma etapa especialmente importante na expressão gênica, pois é o ponto principal em que a célula regula quais proteínas e em que taxa essas proteínas serão produzidas.
Figura 6.8
RNA polimerase é uma enzima que catalisa o processo de transcrição, uma das etapas da expressão gênica, cujo resultado é a codificação da informação armazenada no DNA em uma proteína.
Catalisa o que: formação de ligações de fosfodiéster que ligam nucleotídeos para formar uma fita de RNA.
Ao ser desenrolada, as fitas de DNA são separadas e abrem espaço para a RNA polimerase se ligar a uma fita
RNA polimerase usa apenas uma das fitas, diferentemente da DNA polimerase. Ela é capaz de abrir a dupla hélice, expondo as fitas para ser lida. Tem uma parte que permite que as fitas voltem a se enrolar, e um espaço para o transcripto ser produzido sem
Há tipos de RNA codificadores e não codificadores.
Os transcriptos codificadores (produtos da transcrição que guardam informação que resultam em uma proteína) são posteriormente utilizados na etapa de tradução, onde são utilizados como base para indicar a sequência de aminoácidos.
Os genes podem expressar a produção de RNAs codificadores, que carregam informação que será sequenciada em proteína (RNA mensageiro), ou não codificadores, que codificam para produzir RNAs que atuam em outras tarefas celulares, servindo como catalizadoras de reações.
Taxa de produção: 20 nucleotídeos/s (em eucariotos) → resultam em mais de 1000 transcriptos em 1 hora para 1 gene.
Não necessita de um primer para se fixar na fita de DNA (acho que não vamos falar disso)
Tem métodos de reparo semelhantes ao do DNA.
Como inicia e para: acho que não cabe no parágrafo (precisa diferenciar processos em bacteria e eucariotos)
figure 6-8
PARÁGRAFO 14/09
O RNA-polimerase (RNAp) transcreve o DNA em moléculas de RNA durante a transcrição. A transcrição é a primeira grande etapa da expressão gênica. O RNAp abre a dupla hélice do DNA e utiliza apenas uma das fitas do DNA como base para o RNA complementar. As moléculas de RNA resultantes da transcrição (transcriptos) são fitas simples de nucleotídeos. O RNAp também catalisa as ligações de fosfodiéster dos nucleotídeos. Os transcriptos codificadores são chamados de RNA menssageiros (RNAm). Os RNAm codificam proteínas. Sendo assim, o RNAp é o ponto de partida para a expressão gênica.