G3s3

Seminário

Link para o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=n9wplZ8b-00

Desenvolvimento

Dia 1

Ideias:

- Seleção sexual

- Algo relacionado ao Sars-cov-2 (Mitos e verdades sobre uma vacina específica, proteína spike…)

- Metodologia: vídeo no videoscribe

Ideias 2

- O que é a CoronaVac

- Focar em um mito específico (e.g. de mitos: altera o DNA, vírus inativo ocasiona a doença)

Outline:

1 - O que é uma vacina de vírus inativo?

2 - Porque a vacina de vírus inativo não causa a doença?


Dia 2 e 3

Sugestão de outline (Monique):
- Definição
Vacinas de vírus inativos contém vírus ou partículas virais cujo material genético foi destruído por meio de mecanismos químicos e/ou físicos.

-Como elas são inativadas
O processo de inativação viral geralmente submete o patógeno ao calor, radiação ou produtos químicos que destroem o material genético.

A destruição do material genético impede a replicação viral e, portanto, vacinas inativadas não causam efeitos patológicos.

-Como elas atuam no organismo
No entanto, o vírus inativo ainda é capaz de estimular respostas do sistema imunológico.
O sistema imunológico identifica o vírus inativo como um corpo estranho ao organismo.
Esse contato com o vírus inativo inicia um processo de defesa, caracterizado pela produção proteínas, conhecidas como anticorpos, que atuam contra agentes patogênicos.
O sistema imunológico tem a capacidade de reconhecer rápida e especificamente um patógeno que o corpo já teve contato, capacidade esta denominada memória imunológica.

-Vacinas de vírus inativo não causam a doença
Desse modo, após a exposição prévia ao vírus inativo, o sistema imunológico está apto a defender o organismo se este entrar em contato com o vírus ativo.

Sugestão de outline (Paulo):
Posso pegar covid tomando a Coronavac?

Essa pergunta é bastante comum, tendo sido algo que assustou muitos brasileiros durante a pandemia. Muitos deles se questionavam se, por ser feita com o próprio coronavirus, a coronavac poderia acabar passando a doença para os vacinados.

A resposta para essa pergunta é bastante simples: NÃO!

A coronavac é de fato feita com o próprio coronavírus, no entanto ele para por um processo de inativação, não podendo infectar os vacinados. Isso ocorre porque os pesquisadores que fazem o cultivo desse vírus utilizam uma substância chamada β-propiolactona. Essa substância se liga aos genes do coronavírus e impede que ele se replique. Ou seja, é como se ele ficasse estéril, não podendo ter filhos dentro do corpo humano, consequentemente não ocorre a infecção.

Por isso fique tranquilo. A coronavac é totalmente segura e não pode lhe causar a doença, ela apenas te protege. Vacine-se e convença quem você ama a se vacinar também.

Sugestão de outline (Laura):

A Coronavac, vacina com vírus inativado, pode causar COVID-19?
Para responder a essa pergunta, começaremos explicando o que é o tal vírus inativado da Coronavac. Nada mais que um vírus multiplicado em laboratório e submetido a um processo que o tornou incapaz de se multiplicar em nosso corpo. Para sua multiplicação, o vírus necessita de seu material genético intacto.
A beta-Propiolactona, um composto químico, é utilizada no processo. Ela inativa o vírus através de sua ligação ao material genético, que já não mais estará intacto.
Uma vez inativado, o vírus não produz doença, ou seja, deixa de ser patogênico. Ainda assim, mesmo inativado, é capaz de induzir em nosso corpo mecanismos de defesa contra os vírus patogênicos.

Outline final:

A Coronavac, vacina com vírus inativado, pode causar COVID-19?

Essa pergunta é bastante comum, tendo sido algo que assustou muitos brasileiros durante campanhas de vacinação. Muitos se questionaram se, por conter o coronavirus, a coronavac poderia adoecer os vacinados.

A resposta para essa pergunta é bastante simples: NÃO!

A coronavac é fabricada com o coronavírus, no entanto ele sofre um processo de inativação, não podendo ADOECER os vacinados.

Isso foi demonstrado em um estudo produzido pelo cientista Fengcai Zhu e colaboradores, que estudaram a resposta imunológica de 743 pacientes vacinados com a coronavac.

Para inativar o coronavirus, os cientistas utilizam uma substância química, chamada beta-Propiolactona.

Ela inativa o vírus através de sua ligação ao material genético, impedindo que ele se multiplique.

Mesmo assim o vírus inativado ainda é capaz de estimular a produção de anticorpos, pois o corpo o identifica e inicia um processo de defesa.

Por isso fique tranquilo. A coronavac é totalmente segura e não pode lhe causar a doença, ela te protege. Vacine-se e convença quem você ama a se vacinar também.

- Elaborar áudio e vídeo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License