Lyslaine Sato

Ensaio opcional (10/03/2017)

O Dogma Central da Biologia Molecular foi proposto por Francis Crick em 1970, a obra apresenta como ocorre o fluxo de informações em sistemas biológicos, como o código genético é mantido e transmitido na célula. O fluxo de informação genética segue o sentido DNA – RNA – Proteínas. O DNA armazena a informação genética, que é a sequência linear de nucleotídeos representada pelas letras A, T, C e G. O DNA pode ser transcrito em moléculas de RNA, uma molécula de DNA serve como molde para a criação de uma molécula de RNA (que é quimicamente semelhante e utiliza código de nucleotídeos semelhantes ao DNA). No RNA é encontrado o código usado para organizar a sequência de aminoácidos e formar as proteínas no processo de tradução. A informação da sequência de nucleotídeos é traduzida em uma sequência de aminoácidos, que dão origem a proteína. O Dogma Central é a base de tudo o que somos.

Correção por Beatriz Machado Gomes:
1. Usar um ponto final na primeira sentença após 1970.
2. Ao quê você se referiu em "O DNA armazena a informação genética, que é a sequência linear de nucleotídeos…"? A "sequência linear de nucleotídeos" se refere à "informação genética" ou ao "DNA"? Ficou um pouco confuso, pois como o DNA é dupla fita seriam duas sequências de nucleotídeos… ou não… hehehe. :)
3. Ponto final depois de a sentença "O DNA pode ser transcrito em moléculas de RNA".
4. Seria interessante você usar a última sentença do parágrafo como a "topic sentence", conforme o Daniel explicou na aula.

Ensaio 1 (17/03/2017)

Existem diversos conceitos distintos de espécies, e os critérios adotados para a delimitação e descrição de uma espécie nova variam de acordo com o grupo de organismos estudado. Os estudos baseados em sequências de DNA e marcadores moleculares é uma ferramenta muito utilizada a descrição de espécies e reconstrução da história evolutiva de organismos. Os dados moleculares associados a outros métodos complementam o conhecimento e corroboram hipóteses filogenéticas e evolutivas. A delimitação de espécies é fundamental para o conhecimento da diversidade biológica.

Correção: Rosana Cunha

A proposta do texto foi bem interessante. O conceito de espécie é bastante debatido e o uso de novas ferramentas para delimitar espécies e resolver problemas taxonômicos é assunto recorrente nas pesquisas científicas. A discussão em sala de aula gerou vários cometários que poderiam ter sido utilizados na escrita do seu parágrafo. O texto ficou muito repetitivo, não só de palavras, mas também de ideias. Não leve para o lado pessoal, mas se eu fosse sua revisora, pensaria que estava com preguiça de desenvolver argumentos para defender sua proposta. Sua frase inicial, que deveria ser sua "topic sentence", não foi bem desenvolvida ao longo do parágrafo. Quando a li, pensei: "nas próximas frases ela irá colocar exemplos de delimitação e descrição de espécies em diferentes grupos" ou algo relacionado a isso, mas houve uma ruptura desse pensamento. Você começa uma nova linha de raciocínio que não havia sido introduzida anteriormente, houve uma "quebra" na construção da ideia principal. Sua "topic sentence" é a frase de efeito do seu parágrafo, é ela que vai "chamar a atenção" (ou não) do seu revisor para o que você está prestes a apresentar. Dê muita (muita mesmo!) atenção quando for escrever esta frase; ela tem que ser bem construída, objetiva e abordar a ideia principal que você vai desenvolver no seu texto. Suas frases ficaram muito longas, tente trabalhar melhor sua escrita telegráfica no próximo, ok. Também tenho muita dificuldade com isso, mas com a prática a gente consegue!

Att.

Ensaio 2 (24/03/2017)

A deriva genética é um mecanismo de evolução estocástico. No efeito estocástico, os eventos ocorrem de forma aleatória, porem se conhece os resultados prováveis, fixação ou extinção das modificações alélicas na população. Ocorrem modificações gênicas aleatórias nas populações. No entanto, a frequência de um alelo pode variar aleatoriamente ao longo do tempo devido a causas diversas. A cada geração a frequência de um alelo pode aumentar ou diminuir. Assim, a frequência que este alelo é encontrado na população ao final de um determinado tempo irá resultar na sua fixação e a ausência do alelo a sua extinção na população.

Correção Alfredo:
- O ensaio apresenta uma topic sentence. Ela informa que o parágrafo discutirá sobre deriva genética ser um mecanismo estocástico. Eu trocaria a ordem da escrita para tornar mais direta: A deriva genética é um mecanismo estocástico de evolução.
- As frases são cutas, diretas e claras. No entanto, acabou faltando uma fluidez no texto. As duas primeiras frases apresentam fluidez e formaram uma boa construção, mas a partir da segunda frase o texto perde a fluidez e as frases não se relacionam claramente (ou se relacionam em pares). Isso poderia ser modificado reconstruindo as frases com os mesmos conteúdos.
- Talvez tenha um erro conceitual na frase: " a frequência que este alelo é encontrado na população ao final de um determinado tempo irá resultar na sua fixação e a ausência do alelo a sua extinção na população." -> A presença de um alelo em um determinado tempo não determina que ele esteja fixado, um alelo está fixado quando sua frequêsncia é 1 e dos outros alelos do mesmo locus 0.
- O texto apresenta as características gerais de escrita científica que discutimos, demonstrando um desenvolvimento na habilidade de escrita.

Ensaio 3 (31/03/2017)

Público alvo: acadêmicos de graduação Ciências Biológicas

A coalescência é o modelo retrospectivo de genética de população. Baseia-se em traçar as sequências alélicas atuais em uma população do passado voltando no tempo até chegar ao ancestral comum mais recente. Os alelos podem ter sido perdidos por deriva genética ou seleção natural e novos alelos gerados por mutação. A distribuição dos alelos existentes pode ser representado na forma de ramos de uma árvore que coalesce de volta para uma única sequência alélica. Os padrões de coalescência geralmente são representados por árvores gênicas, apresentam a genealogia dos alelos da população atual.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License