ensaio_1_extra

Ensaio opcional (10/03/17)

Francis Crick em seu trabalho sobre o Dogma Central da Biologia Molecular de 1970 expressa seu entendimento sobre o fluxo da informação molecular. Crick postula que a informação contida no código genético quando transformada em proteína não pode retornar a transformação para a forma do ácido nucleico original. A transferência da informação de ácido nucleico para outro ácido nucleico é possível, mas a transferência de proteína para proteína não é possível, assim como não é possível a transferência da informação de proteína para ácido nucleico. Dessa maneira o fluxo de informação molecular é unidirecional e previsível.

Correção por Bruno F. Lima (17/03): Achei que você expressou muito bem a ideia central do seu parágrafo (topic sentence), porém faltaram alguns pontos e vírgulas para dar uma pausa ao leitor e este entender o que você está tentando dizer. Por exemplo, a primeira sentença ficou muito longa; acredito que o uso de algumas vírgulas poderia facilitar a leitura. A segunda sentença também ficou um pouco confusa, e acredito que você não explicou muito bem como seria possível a transferência de informação de um ácido nucléico para outro ácido nucléico. Porém, como afirmei no começo, você conseguiu transmitir bem a ideia do que é o Dogma Central da Biologia.
Abraços, Bruno

Ensaio 1 (17/03/17)

Delimitar espécie é um processo metodológico que nos permite reconhecer os limites entre os organismos (espécies). Reconhecer espécies é um fator de fundamental importância em biologia. Para se reconhecer espécies são empregadas diversas metodologias, desde morfológicas; comportamentais; moleculares, etc. O aspecto fundamental de qualquer metodologia empregada para se delimitar espécies é tornar o grupo de estudo (organismos) comparável, seja através da comparação de caracteres morfológicos; sequencias de nucleotídeos, etc. Apenas com o estudo comparativo dos organismos podemos reconhecer semelhanças e diferenças entre os mesmos, e, a partir desta, encontrar argumentos que justifiquem uma proposta de delimitação.

Correção Giulia

Falta alguns acentos nas palavras. Por exemplo, sequências.
Não sei para você, mas para mim, ponto e vírgula no meio da frase parece estranho.
Eu trocaria no final, esse: "Apenas com o estudo comparativo dos organismos podemos reconhecer semelhanças e diferenças entre os mesmos", por, reconhecer suas semelhanças e diferenças.
Usou a frase título.
O encadeamento das ideias está legal.

Ensaio 2 (24/03/17)

A evolução darwiniana não é o único processo que gera mudanças nos organismos, os processos associados a deriva genética promovem mais alterações nos organismos do que a seleção natural. Toda força capaz de gerar alteração molecular, como o fluxo genético, a mutação e a deriva genética produzem um número alto de mudanças nucleotídicas. Essas mudanças genéticas podem ou não resultar em mudanças morfológicas, pois a maioria delas é neutra ou pouco significativa. A deriva genética é um processo estocástico que ocorre independente da existência de fatores de seleção natural. Desta maneira, é possível que ocorra descendência com modificação, mesmo sem a atuação da seleção natural.

Correção por Camila Chabi (31/03/17)

Algumas sugestões para melhorar ainda mais seu ensaio:
1-Deixar evidente seu tema, colocar como enunciado mesmo;
2- Muita redundância nos conceitos, tente ser mais sucinto e que cada frase represente uma ideia diferente;
3- Após essa aula entendi que temos sempre que colocar referência em todos as ideias colocadas no texto;
4- Como você tentou escrever frases curtas, algumas delas ficaram "truncadas". Seria legal procurar elementos para "lincar" essas frases;
5-Tente sempre utilizar algum exemplo sobre o tema abordado, a leitura fica mais interessante e rica cientificamente.

Ensaio 3 (31/03/17)

Potencialidades da aplicação do número efetivo da população

Público alvo: alunos de pós-graduação da Zoologia.

O tamanho efetivo de uma população é uma parâmetro importantíssimo para se extrair dados sobre as características da população de estudo. Saber se uma população possui um Ne pequeno ou grande, traz consigo dados a respeito da história daquela população. Uma população em equilíbrio de Wright-Fisher pequena, por exemplo, chega a uma homogeneidade homozigótica com um número menor de gerações do que uma população grande. Outros aspectos implícitos no Ne é que os efeitos de seleção são observados de forma diferente em populações pequenas e em populações grandes. Os efeitos da seleção em populações pequenas são mais brandos (menos representativos) do que em populações grandes, onde a seleção é um importante fator de homogenização de heterozigose da população.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License