Phillip Engelking

autoavaliação

Comentários Dan

A construção e escrita do texto estão de acordo com os princípios discutidos. Eu considero que o texto ficou mais curto que o esperado, de maneira que o assunto central (ensino formal de biociencias), aparece apenas superficialmente no fim do texto, e mereceria ser expandido.

Nota 8.5

Mini Ensaio - vs final

Uma breve contextualização, e minha opinião sobre Adaptacionismo.
Público Alvo: meus colegas de classe desta disciplina

O adaptacionismo utiliza o conceito de adaptação como ideia central para explicar as mudanças evolutivas entre organismos biológicos (Bock, 1979). O adaptacionismo é uma abordagem teórico-metodológica da biologia evolutiva. O adaptacionismo concentra a ideia de que determinadas características dos organismos evoluíram através da seleção natural (Sepúlvela & El-Hani 2008). Ou seja, o meio ambiente seleciona determinadas características de acordo com sua capacidade de fornecer vantagem adaptativa. O conceito de adaptacionismo tem raízes históricas na teoria da evolução e na obra "A Origem das Espécies" (Darwin 1859), que sentetiza a seleção natural no século XIX (Meyer & El-Hani 2005).

Existem diversos processos relacionados aos mecanismos evolutivos, dentre eles: seleção sexual, deriva genética, teoria neutra, epigenética, seleção natural, entre outros (Araújo 2017). A seleção natural foi considerada universalmente como causa primária na mudança evolutiva fenotípica, após a fusão do mendelismo e do darwinismo na década de 1920. Além disso, foi considerada como explicação única para os processos adaptativos biológicos (Sepúlvela & El-Hani 2008). Diante deste cenário, o adapatacionismo é tido como tema central no estudo evolutivo do ensino de biociências. Além disto, o conceito de adaptação é utilizado por estudantes em confusão semântica gerada pela abundância de diferentes significados associados ao termo (Lucas, 1971). O termo é utilizado para se referir a diferentes processos, como mudanças fisiológicas, mudanças ao nível de populações, filogênese, adaptação ontogenética, adaptação evolutiva, entre outros (Sepúlvela & El-Hani 2008).

O adaptacionismo também tem sido objeto de críticas e debates na biologia evolutiva. A superestimação da importância da seleção natural acaba por ignorar outros fatores evolutivos, como deriva genética, teoria neutra, epigenética. Além disso, em alguns casos, as características de um organismo podem não ser adaptativas em si, mas simplesmente o resultado da história evolutiva ou limitações estruturais. Portanto, o adaptacionismo é uma abordagem importante no ensino de biociências, principalmente por ser bem fundamentada e amplamente aceita na academia. O conceito também é parcialmente didático e de fácil compreensão por diferentes públicos.

Apesar das facilidades em utilizar o adaptacionismo no ensino, a abordagem carrega a problemática da simplificação da compreensão sobre a diversidade e complexidade da vida na Terra e de seus processos evolutivos. Adicionalmente, o adaptacionismo desconsidera e/ou diminuindo a importância de outras explicações alternativas para a origem e evolução das formas orgânicas (Sepúlvela & El-Hani 2008). Estes outros mecanismos evolutivos são complementares, e igualmente fundamentais para o entendimento holístico a cerca da evolução. Portanto, o adaptacionismo deve ser debatido no ensino de biociências, principalmente na licenciatura para formação de professores.

Referencias:

BOCK, W. The synthetic explanation of macroevolutionary change – a reductionisc approach. Bull. Carnegie Mus. Nat. Hist., v.13, pp. 20-69. 1979.
Darwin, C. (2009). A origem das espécies.
LUCAS, A.M. The teaching of “Adaptation”. Journal of Biological Education, v.5, pp. 86-90.
Meyer, D., & El-Hani, C. N. (2005). Evolução: o sentido da biologia. Unesp.
Sepúlveda, C., & El-Hani, C. N. 2007.CONTROVÉRSIAS SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO CONTROVERSIES ABOUT THE ADAPTATION CONCEPT AND ITS IMPACT ON THE TEACHING OF EVOLUTION.
Sepúlveda, C., & EL-HANI, C. N. 2008. Adaptacionismo versus exaptacionismo: o que este debate tem a dizer ao ensino de evolução. Ciência e Ambiente, 36(93), 93-124.

Desenvolvimento ------

26/09 —

Tema: O pensamento adaptacionista monopoliza o ensino formal de biociências.
Até 1.500 palavras

Título: ensino publico EAD durante a pandemia?
Público alvo: licenciatura biologia

paragrafo1
- definição
- problemática

paragrafo2
- adaptacionismo no ensino público
- ead durante a pandemia
- adaptacionismo ead plataforma do estado de sao paulo durante a pandemia

paragrafo3
- pontos positivos e negativos

Adaptacionismo é um termo que se refere a uma abordagem teórico-metodológica na biologia evolutiva. O adaptacionismo busca na seleção natural a explicação para a origem e existência das características funcionais encontradas nos seres vivos. Esta abordagem desconsiderando ou diminuindo a importância de outras explicações alternativas para a origem e evolução das formas orgânicas. (Sepúlvela & El-Hani)

27/09 —

paragrafo1
- definição
- contexto historico

paragrafo2
- adaptacionismo no ensino de biologia
- adapacionismo como ferraenta monopolizadora dos conceitos evolutivos o ensino de biolo

paragrafo3
- pontos positivos e negativos
- conclusao

p1 - O adaptacionismo é uma abordagem que busca na seleção natural a explicação para a origem e existência das características funcionais encontradas nos seres vivos. Adaptacionismo é um termo que se refere a uma abordagem teórico-metodológica na biologia evolutiva. O termo tem base no conceito de adaptação biológica, considerado um dos elementos centrais na explicação darwinista das mudanças evolutivas. Esta abordagem desconsiderando ou diminuindo a importância de outras explicações alternativas para a origem e evolução das formas orgânicas. (Sepúlvela & El-Hani). O adaptacionismo é uma abordagem teórica na biologia evolutiva que se concentra na ideia de que muitas características e traços dos organismos vivos evoluíram através da seleção natural devido à sua capacidade de fornecer uma vantagem adaptativa em um ambiente específico. O conceito de adaptacionismo tem raízes históricas na teoria da evolução e na obra "A Origem das Espécies" (Darwin 1859), o cientista que propôs a teoria da seleção natural no século XIX (referencia). A ideia de que os organismos evoluem através da seleção natural, na qual os indivíduos mais bem adaptados ao seu ambiente têm maior probabilidade de sobreviver e reproduzir, é fundamental para o adaptacionismo.

p2 - O conceito de adaptação é utilizado por estudantes em confusão semântica gerada pela abundância de significados diferentes associados ao
termo ( (Lucas, 1971; Alters e Nelson, 2002; Sepúlveda e El-Hani, 2007)) tanto para referir-se a mudanças fisiológicas ocorridas ao
longo da vida de um organismo, como para designar mudanças evolutivas que ocorrem ao nível
de populações, ao longo da filogêneseatribuir propriedades de um processo, adaptação ontogenética, a outro, adaptação evolutiva.
Mudanças adaptativas, em que a distribuição de características numa população de entidades
muda ao longo do tempo, num processo evolutivo variacional, são interpretadas como processos
de ajuste dos organismos ao ambiente em que vivem, ao longo de sua vida, num processo
transformacional, isto é, no qual uma entidade apenas passa por uma série de estágios de
transformação.

p3 - No entanto, o adaptacionismo também tem sido objeto de críticas e debates na biologia evolutiva. Alguns críticos argumentam que essa abordagem pode levar a uma superestimação da importância da seleção natural e ignorar outros fatores evolutivos, como deriva genética, teoria neutra, epigenética. Além disso, em alguns casos, as características de um organismo podem não ser adaptativas em si, mas simplesmente o resultado da história evolutiva ou limitações estruturais. Portanto, o adaptacionismo é uma perspectiva importante na biologia evolutiva, mas não é a única maneira de abordar a compreensão da diversidade e complexidade da vida na Terra

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License