Stefany Archangelo De Angelis

Ensaio 1 (17/03)

É crucial evidenciar o percurso básico dos processos, e os problemas associados, quando falamos de replicação, transcrição e tradução de DNA. Na replicação do DNA, um fragmento do genoma de “X” amostra é recortado e replicado, simplificando, uma cópia deste fragmento será feita. E por ser a primeira etapa do processo que irá traduzir uma proteína, os erros neste percurso não devem ser ignorados, pois uma alteração por origem química ou mecânica pode não ser corretamente excluído ou restaurado pelo mecanismo de reparo, interferindo nos processos seguintes. Entenda que o fim do processo é identificar uma trinca de bases nitrogenadas (denominado de códon) e cada trinca vai ser traduzido numa proteína de essencial importância para qualquer outro mecanismo ou fisiologia subsequente. Se o erro em qualquer das fases persistir na fita, será interpretado como uma mutação, podendo gerar conclusões errôneas dentro da análise molecular.

Revisão por Edgar Gamero (24/03/17):

Achei legal seu texto, porque você conseguiu plasmar de maneira sucinta e clara muita da informação abordada na aula. Agora:
• Ainda quando todos os mecanismos/processos que você abordou estão relacionados, eu não tivera incluído informação sobre a replicação do DNA. Eu tivera incluído informação sobre a transcrição para deixar o paragrafo mais ligado, já que é a primeira etapa da síntese proteica.
• A primeira passagem não ficou muito clara para mim, mas não tenha certeza se seja por meu nível de português. Quando eu li essa passagem, eu fiquei com a sensação de que estava sobrando alguma coisa para ligar de melhor maneira a sentencia.
• Na ultima passagem: “Se o erro em qualquer das fases persistir na fita, será interpretado como uma mutação, podendo gerar conclusões errôneas dentro da análise molecular” Eu acho que seria bom pôr de uma forma explicita como é que a mutação poderia gerar conclusões errôneas. Ainda quando da para entender que seria pelo fato que apareceriam substituições não fixadas na população, talvez não todos os leitores consigam ler entre linhas.
• Conceitualmente eu entendo que a replicação ocorre na molécula inteira de DNA. Inicia em fragmentos específicos (bolhas de replicação), mas eles “crescem” até juntar-se e criar uma copia da molécula de DNA inteira. E também aclarar que cada trinca vai codificar para um aminoácido, e vários aminoácidos vão formar a proteína. Porque lindo o texto pode-se mal interpretar que cada trinca vai ser traduzida numa proteína.
• Finalmente e seguindo as recomendações do professor, seria recomendável fazer algumas das sentencias mais cortas.

Ótimo!

Ensaio 2 (24/03)

O âmbito da análise molecular e filogenia agrega hoje a linha de pesquisa experimental. A Evolução Experimental permite acompanhar os processos com uma metodologia não muito complicada. Os organismos são submetidos a ambientes com estresse químico, limites físicos ou presença de predadores. E todas as alterações morfológicas ou moleculares são acompanhadas como um linha do tempo. O pesquisador vê o que está acontecendo e acompanha o processo. Desta forma é possível estimar parâmetros gênicos e acumulações de mutações, por exemplo. Essas análises de evolução experimental são feitas somente com organismos modelos, com tamanho e gerações definidas, com escalas de tempo e espaço.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License